INTERNET, MEIO DE COMUNICAÇÃO DE MASSA OU NÃO?
1. Introdução
A Internet desenvolveu-se necessariamente no período
entre guerras, com o objectivo de estabelecer contacto entre as bases militares
americanas… no início conhecida como ‘’Arphanet’’ .
Com o fim da guerra, a ‘’Arphanet’’ se tornou inútil pois que já não
existiam bases militares em que os contactos devessem ser estabelecidos. Assim
o acesso foi liberado aos cientistas, mais tarde cedendo a rede para as
universidades se espalhando pelo mundo. Com a invenção da World Wide Web (www),
esse recurso de comunicação viu-se enriquecendo tornando assim seu conteúdo
mais atraente com a possibilidade de incorporar imagens e sons, tal como um novo
sistema de localização de arquivos que deu um ambiente de maior conforto em
cada informação que mesmo com endereços únicos pode ser acessada por qualquer
usuário da rede.
1.1.Objectivos
Estabelecer a
relação entre a internet e os outros meios de comunicação e posteriormente
distinguir as características que tornam a internet um meio de comunicação de
massa ou não.
1.2.
Conceitos
Tal como discutido nos trabalhos anteriores, o termo
comunicação é oriundo do latim ‘’Communicaire’’ que significa,
transmitir ou tornar algo conhecido. Como efeito, o processo da ‘‘comunicação’’
é definida como o ato ou
efeito de comunicar (-se). Ato ou efeito de emitir, transmitir e receber
mensagens por meio de métodos e processos convencionais, quer através da
linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de
aparelhamento técnico especializado, sonoro ou visual.
‘’Comunicação social’’, é o Processo
de comunicação de caráter indireto e mediato, estabelecido no seio da
sociedade, por meio de jornal, revista, teatro, rádio, cinema, internt…
‘’Comunicação de massa’’,
é comunicação
social dirigida a uma ampla ‘’faixa de público (massa)’’, anônimo, disperso e
heterogêneo, atingindo simultaneamente uma grande audiência, graças à
utilização dos meios de comunicação de massa como: jornal, revista, teatro,
rádio, cinema, propaganda etc.
2.
Internet como meio de Comunicação
A partir da definição de comunicação acima apresentada,
pode-se concluir que a internet é
um dos mais importantes veiculos de transmissão
de informação usados nos dias de hoje pois que é a partir da mesma que
varios usuarios acessam diferentes artigos e informações ao mesmo tempo.
Os discursos “míticos” sobre o ciberespaço, são fundados
essencialmente, na própria natureza da Internet enquanto meio de comunicação.
Mais do que um simples meio de comunicação, a Internet introduz um novo ‘’paradigma
ou modelo da comunicação’’.
Em vista a observação já por McQuail e Windahl de que,
‘’os modelos da comunicação são descrições que simplificam a realidade,
seleccionam elementos chave, e indicam relações mas que, por isso mesmo, podem
omitir aspectos importantes’’; distinguimos três aspectos que caracterizam o
processo de comunicação através do meio de comunicação ‘‘Internet’’: i) A
Internet como meta-medium ou uni-medium: a Internet é um meio em
que confluem, de forma digital, todos os outros meios, traduzindo na linguagem
de McLuhan, para quem o “conteúdo” ou a “mensagem” de qualquer medium é sempre um outro medium como um meio que tem como
“conteúdos” ou “mensagens” todos os outros meios. Dai a razão de categorizar-se
a internet a par dos mais diversos media:
a difusão (informativa) massiva e unidireccional, mas também a comunicação
interpessoal e bidireccional; a comunicação escrita mas também a visual, a
áudio e a audiovisual; a comunicação síncrona mas também a assíncrona.
ii) A Internet como meio interactivo: entendendo a interactividade não como uma
propriedade específica de determinados meios mas como “uma variável
característica de sequências comunicativas” podendo assim ser definida como “a
expressão da extensão em que, numa dada série de trocas comunicativas, uma
terceira transmissão (ou mensagem) está relacionada com o grau segundo o qual
trocas prévias se referiam a transmissões efectuadas anteriormente”, é possível
encontrar na Internet, três diferentes tipos de interactividade:
utilizador-sistema (interacção do utilizador com o computador e os respectivos
programas); utilizador-documentos (interacção entre o utilizador e os
documentos possibilitada pela organização hipertextual e a navegação intra- e
inter- documentos); utilizador-utilizador (a interacção entre utilizadores feita
através de correios electrónicos, chat
ou a vídeo-conferências).
Deve-se notar que apesar da classificação habitual da
Internet como “meio interactivo” não significa de modo algum, que a Internet detém
o exclusivo papel interactivo pois que o livro, o telefone ou a rádio são
também, cada um a seu modo, interactivos, pesa embora seja no meio Internet que
os três tipos de interactividade acima considerados não só se conjugam mas
também atingem o seu grau máximo: iii) A Internet como meio desintermediador: o termo
“desintermediação”, oriundo da economia, é utilizado por Daniel Dayan e Elihu
Katz para se referirem aos “acontecimentos mediáticos” (televisivos),
definindo-o como “o processo através do qual os acontecimentos mediáticos
permitem que os seus protagonistas
falem sobre as cabeças dos intermediários que normalmente fazem a mediação entre os líderes e o seu público”. Processo conhecido como “a chave para todo o fenómeno da comunicação de massas.
falem sobre as cabeças dos intermediários que normalmente fazem a mediação entre os líderes e o seu público”. Processo conhecido como “a chave para todo o fenómeno da comunicação de massas.
O que este processo significa, não é, no entanto, e ao
contrário do que muitas
vezes se afirma, o fim da “intermediação”, mas antes a substituição da mediação humana pela mediação tecnológica – no caso da Internet, por programas de organização, pesquisa e selecção da informação; a não ser assim, seria perfeitamente paradoxal atribuir, aos media, a
des(inter)mediação. Por outro lado, e ao contrário do que pode sugerir a definição de Dayan e Katz, na Internet a “desintermediação” não se dá apenas a nível da “emissão”, da produção e difusão da informação, em que dispensa os tradicionais “editores” e “gatekeepers”, mas também a nível da “recepção”, em que dispensa os tradicionais “transmissores” e
“intérpretes” da informação. Portanto, a Internet é o meio de comunicação do tudo em um como transparece, também, da caracterização que dela é feita por Lévy: “Ubiquidade da informação, documentos interactivos e interligados, telecomunicação recíproca e assíncrona de grupo e entre grupos.
vezes se afirma, o fim da “intermediação”, mas antes a substituição da mediação humana pela mediação tecnológica – no caso da Internet, por programas de organização, pesquisa e selecção da informação; a não ser assim, seria perfeitamente paradoxal atribuir, aos media, a
des(inter)mediação. Por outro lado, e ao contrário do que pode sugerir a definição de Dayan e Katz, na Internet a “desintermediação” não se dá apenas a nível da “emissão”, da produção e difusão da informação, em que dispensa os tradicionais “editores” e “gatekeepers”, mas também a nível da “recepção”, em que dispensa os tradicionais “transmissores” e
“intérpretes” da informação. Portanto, a Internet é o meio de comunicação do tudo em um como transparece, também, da caracterização que dela é feita por Lévy: “Ubiquidade da informação, documentos interactivos e interligados, telecomunicação recíproca e assíncrona de grupo e entre grupos.
Entretanto, para que se chegue a conclusão de que a
Internet seja realmente um meio de comunicação de massa, basta olharmos para as
suas características principais e fazermos uma comparação com os demais meios
de comunicação social:
Velocidade: A Internet permite que determinadas
tarefas possam ser realizadas em um tempo infinitamente menor que na vida real.
Como exemplo temos a possibilidade de publicações de notícias de forma quase
simultânea aos acontecimentos coisa que não acontece, jornal impresso, pois que
estes são editados apenas uma vez ao dia, enquanto os jornais online podem ser
actualizados tão cedo que a situação esteja decorrendo.
Multimídia: tal como sugerido pelo próprio nome, é
possível unir texto, imagem, som e vídeo, causando uma conversão única de meios.
Interactividade: A internet possibilita a interactividade
em tempo real, as pessoas podem entrar em contacto de forma (quase)
instantânea. Além disso, é possível interagir com os sites de diversas formas,
como a possibilidade de se fazer comentários em blogs por exemplo.
Ora bem, tendo apontado as características
acima, que por sinal são as mais importantes da Internet e por acaso algumas
delas coincidem com os mídias tradicionais. A interacção por exemplo, sempre
fez parte dos mídias tradicionais nas seções de cartas de jornais e TVs e nos
telefonemas para programas de rádio. Mas, é portanto, no jornalismo pela
internet que a interacção atinge seu ponto máximo, já que o leitor pode escolher
vários caminhos para ler notícias, comentar e ver seus comentários publicados e
à disposição de outros leitores entre outras opções.
Com o avanço tecnológico, tornou-se
possível a reprodução em massa de materiais informativos como a imprensa, a gravação
de discos de música e a reprodução de filmes e a reprodução de livros a baixo custo,
foi então que pela primeira vez a televisão e a rádio permitiram a reprodução
electrónica de informações.
Entretanto para melhor
comparação entre os meios de comunicação e massa e a Internet, a fim de
concluirmos se a internet e parte dos mass medias ou não, vamos olhar algumas
características básicas dos meios de comunicação social. Os meios de
comunicação social são classificados em:
Sonoros: telefone, rádio;
Escritos: jornais, diários e
revistas;
Áudios visuais: televisão e
cinema;
Multimídia: diversos meios
simultaneamente;
Hipermdía: CD - ROM, TV
digital e internet
Entretanto se inicialmente o
termo meio de comunicação de massa, se referia basicamente a jornais, rádio e televisão,
no final do século XX a internet também entrou fortemente no sector dos mídias.
Entretanto, apesar de um dos
factores característicos dos meios de comunicação de massa ser a
institucionalização dos mesmo e a disseminação de informação por indivíduos
profissionais dotados na matéria, os meios de comunicação social ou meios de
comunicação de massa como pretendermos, estão sofrendo uma rápida evolução se
não mesmo uma revolução.
A internet trás a revolução
com a evolução da nova mídia social que contrapõem as características dos
mídias tradicionais como é o caso das redes redes sócias, que são sites criados
por um emissor que conecta com vários receptores e por vezes desconhecidos a
fim de partilharem conteúdos informativos ou comunicarem-se. Como é o caso do
facebook, WhatsApp, Myspace, etc.
Outro exemplo dos novos midias
sociais são as wikis, e blogs que são espécies de jornais online onde são
postadas informações de diversos âmbitos que chegam a vários receptores
desconhecidos e muitas vezes com alguma possibilidade de interacção com o
emissor através de comentários e feadbacks.
Sendo uma colecção
diversificada de meios tecnológicos, os meios de comunicação de massa estão
divididos em:
Broadcast Media, os que
transmitem a informação electronicamente, tal como os cinemas, televisão, rádio
e gravações musicais.
Digital Media, os que
incorporam a comunicação em massa através da internet e os celulares móveis. A
internet como mass media esta presente em emails, sites de meios sociais,
rádio, jornal e televisão online.
Outdoor Media, os que
transmitem informações via quadros de avisos ou painéis publicitários e etc… e
Print Media, os que transmitem
a informação através de objectos físicos como livros, revistas cómicas, jornais
informativos ou panfletos.
3.
Conclusão
Não obstante a internet possuir algumas características dos
meios de comunicação interpessoal, esta plataforma de comunicação, é considerada com uma plataforma de comunicação de massa
tal como a televisão, a rádio e os jornais pois que esta possui também
características e exerce as mesmas funções dos mass medias tradicionais (função
educativa, interactiva, e informativa). Pesa embora nestes meios de comunicação
o emissor é sempre ausente e
informa ou transmite informações para um público desconhecido simultaneamente;
o que nem sempre se faz sentir com a internet onde nalguns casos o tanto o
emissor quanto o receptor são identificados e interagem um com o outro (blogs e
wikis, os emissores e receptores muitas vezes estão em contacto através de
comentários ou feadback de páginas..), mas a internet é também um meio de
comunicação de massa e dos mais utilizados nos dias de hoje…
4. Referências
Bibliográficas
Luz, G. (2009). Características da Internet.
Acessado 24 de Fevereiro de 2017. Disponível em https://publicitarias.wordpress.com/caracteristicas-da-internet/
Lussinga, M.(2012). Os meios de comunicação
social, veículos de uso obrigatório para o desenvolvimento. Acessado em 25 de
Fevereirode 2017. Disponívelem http://br.monografias.com/trabalhos3/meios-comunicacao-social/meios-comunicacao-social.shtml
Rocha, C.
(2006). Zé Moleza. A Importância da Internet como Meio de Comunicação. Acessado 25 de
Fevereiro de 2017. Disponível em http://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/exatas/informatica/a-importancia-da-internet-como-meio-de-comunicacao/
Serra, P. (2007). Manual da Teoria da Comunicação. Labcom. PP. 167-169.
Acessado em 24 de Fevereiro de 2017. Disponível em http://www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/20110824-serra_paulo_manual_teoria_comunicacao.pdf
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