domingo, 26 de fevereiro de 2017

A Internet como Mass Media

INTERNET, MEIO DE COMUNICAÇÃO DE MASSA OU NÃO?
            
            1.      Introdução
A Internet desenvolveu-se necessariamente no período entre guerras, com o objectivo de estabelecer contacto entre as bases militares americanas… no início conhecida como ‘’Arphanet’’ .
Com o fim da guerra, a ‘’Arphanet’’ se tornou inútil pois que já não existiam bases militares em que os contactos devessem ser estabelecidos. Assim o acesso foi liberado aos cientistas, mais tarde cedendo a rede para as universidades se espalhando pelo mundo. Com a invenção da World Wide Web (www), esse recurso de comunicação viu-se enriquecendo tornando assim seu conteúdo mais atraente com a possibilidade de incorporar imagens e sons, tal como um novo sistema de localização de arquivos que deu um ambiente de maior conforto em cada informação que mesmo com endereços únicos pode ser acessada por qualquer usuário da rede.
1.1.Objectivos
Estabelecer a relação entre a internet e os outros meios de comunicação e posteriormente distinguir as características que tornam a internet um meio de comunicação de massa ou não.
1.2. Conceitos
Tal como discutido nos trabalhos anteriores, o termo comunicação é oriundo do latim ‘’Communicaire’’ que significa, transmitir ou tornar algo conhecido. Como efeito, o processo da ‘‘comunicação’’ é definida como o ato ou efeito de comunicar (-se). Ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e processos convencionais, quer através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro ou visual.
‘’Comunicação social’’, é o  Processo de comunicação de caráter indireto e mediato, estabelecido no seio da sociedade, por meio de jornal, revista, teatro, rádio, cinema, internt…
‘’Comunicação de massa’’, é comunicação social dirigida a uma ampla ‘’faixa de público (massa)’’, anônimo, disperso e heterogêneo, atingindo simultaneamente uma grande audiência, graças à utilização dos meios de comunicação de massa como: jornal, revista, teatro, rádio, cinema, propaganda  etc.
        2.       Internet como meio de Comunicação 
A partir da definição de comunicação acima apresentada, pode-se concluir que a internet é um dos mais importantes veiculos de transmissão de informação usados nos dias de hoje pois que é a partir da mesma que varios usuarios acessam diferentes artigos e informações ao mesmo tempo.
Os discursos “míticos” sobre o ciberespaço, são fundados essencialmente, na própria natureza da Internet enquanto meio de comunicação. Mais do que um simples meio de comunicação, a Internet introduz um novo ‘’paradigma ou modelo da comunicação’’.
Em vista a observação já por McQuail e Windahl de que, ‘’os modelos da comunicação são descrições que simplificam a realidade, seleccionam elementos chave, e indicam relações mas que, por isso mesmo, podem omitir aspectos importantes’’; distinguimos três aspectos que caracterizam o processo de comunicação através do meio de comunicação ‘‘Internet’’: i) A Internet como meta-medium ou uni-medium: a Internet é um meio em que confluem, de forma digital, todos os outros meios, traduzindo na linguagem de McLuhan, para quem o “conteúdo” ou a “mensagem” de qualquer medium é sempre um outro medium como um meio que tem como “conteúdos” ou “mensagens” todos os outros meios. Dai a razão de categorizar-se a internet a par dos mais diversos media: a difusão (informativa) massiva e unidireccional, mas também a comunicação interpessoal e bidireccional; a comunicação escrita mas também a visual, a áudio e a audiovisual; a comunicação síncrona mas também a assíncrona.
ii) A Internet como meio interactivo: entendendo a interactividade não como uma propriedade específica de determinados meios mas como “uma variável característica de sequências comunicativas” podendo assim ser definida como “a expressão da extensão em que, numa dada série de trocas comunicativas, uma terceira transmissão (ou mensagem) está relacionada com o grau segundo o qual trocas prévias se referiam a transmissões efectuadas anteriormente”, é possível encontrar na Internet, três diferentes tipos de interactividade: utilizador-sistema (interacção do utilizador com o computador e os respectivos programas); utilizador-documentos (interacção entre o utilizador e os documentos possibilitada pela organização hipertextual e a navegação intra- e inter- documentos); utilizador-utilizador (a interacção entre utilizadores feita através de correios electrónicos, chat ou a vídeo-conferências).
Deve-se notar que apesar da classificação habitual da Internet como “meio interactivo” não significa de modo algum, que a Internet detém o exclusivo papel interactivo pois que o livro, o telefone ou a rádio são também, cada um a seu modo, interactivos, pesa embora seja no meio Internet que os três tipos de interactividade acima considerados não só se conjugam mas também atingem o seu grau máximo: iii) A Internet como meio desintermediador: o termo “desintermediação”, oriundo da economia, é utilizado por Daniel Dayan e Elihu Katz para se referirem aos “acontecimentos mediáticos” (televisivos), definindo-o como “o processo através do qual os acontecimentos mediáticos permitem que os seus protagonistas
falem sobre as cabeças dos intermediários que normalmente fazem a mediação entre os líderes e o seu público”. Processo conhecido como “a chave para todo o fenómeno da comunicação de massas.
O que este processo significa, não é, no entanto, e ao contrário do que muitas
vezes se afirma, o fim da “intermediação”, mas antes a substituição da mediação humana pela mediação tecnológica – no caso da Internet, por programas de organização, pesquisa e selecção da informação; a não ser assim, seria perfeitamente paradoxal atribuir, aos media, a
des(inter)mediação. Por outro lado, e ao contrário do que pode sugerir a definição de Dayan e Katz, na Internet a “desintermediação” não se dá apenas a nível da “emissão”, da produção e difusão da informação, em que dispensa os tradicionais “editores” e “gatekeepers”, mas também a nível da “recepção”, em que dispensa os tradicionais “transmissores” e
“intérpretes” da informação. Portanto, a Internet é o meio de comunicação do tudo em um como transparece, também, da caracterização que dela é feita por Lévy: “Ubiquidade da informação, documentos interactivos e interligados, telecomunicação recíproca e assíncrona de grupo e entre grupos.
Entretanto, para que se chegue a conclusão de que a Internet seja realmente um meio de comunicação de massa, basta olharmos para as suas características principais e fazermos uma comparação com os demais meios de comunicação social:
Velocidade: A Internet permite que determinadas tarefas possam ser realizadas em um tempo infinitamente menor que na vida real. Como exemplo temos a possibilidade de publicações de notícias de forma quase simultânea aos acontecimentos coisa que não acontece, jornal impresso, pois que estes são editados apenas uma vez ao dia, enquanto os jornais online podem ser actualizados tão cedo que a situação esteja decorrendo.
Multimídia: tal como sugerido pelo próprio nome, é possível unir texto, imagem, som e vídeo, causando uma conversão única de meios.
Interactividade: A internet possibilita a interactividade em tempo real, as pessoas podem entrar em contacto de forma (quase) instantânea. Além disso, é possível interagir com os sites de diversas formas, como a possibilidade de se fazer comentários em blogs por exemplo.
 Ora bem, tendo apontado as características acima, que por sinal são as mais importantes da Internet e por acaso algumas delas coincidem com os mídias tradicionais. A interacção por exemplo, sempre fez parte dos mídias tradicionais nas seções de cartas de jornais e TVs e nos telefonemas para programas de rádio. Mas, é portanto, no jornalismo pela internet que a interacção atinge seu ponto máximo, já que o leitor pode escolher vários caminhos para ler notícias, comentar e ver seus comentários publicados e à disposição de outros leitores entre outras opções.
Com o avanço tecnológico, tornou-se possível a reprodução em massa de materiais informativos como a imprensa, a gravação de discos de música e a reprodução de filmes e a reprodução de livros a baixo custo, foi então que pela primeira vez a televisão e a rádio permitiram a reprodução electrónica de informações.
Entretanto para melhor comparação entre os meios de comunicação e massa e a Internet, a fim de concluirmos se a internet e parte dos mass medias ou não, vamos olhar algumas características básicas dos meios de comunicação social. Os meios de comunicação social são classificados em:
Sonoros: telefone, rádio;
Escritos: jornais, diários e revistas;
Áudios visuais: televisão e cinema;
Multimídia: diversos meios simultaneamente;
Hipermdía: CD - ROM, TV digital e internet
Entretanto se inicialmente o termo meio de comunicação de massa, se referia basicamente a jornais, rádio e televisão, no final do século XX a internet também entrou fortemente no sector dos mídias.
Entretanto, apesar de um dos factores característicos dos meios de comunicação de massa ser a institucionalização dos mesmo e a disseminação de informação por indivíduos profissionais dotados na matéria, os meios de comunicação social ou meios de comunicação de massa como pretendermos, estão sofrendo uma rápida evolução se não mesmo uma revolução.
A internet trás a revolução com a evolução da nova mídia social que contrapõem as características dos mídias tradicionais como é o caso das redes redes sócias, que são sites criados por um emissor que conecta com vários receptores e por vezes desconhecidos a fim de partilharem conteúdos informativos ou comunicarem-se. Como é o caso do facebook, WhatsApp, Myspace, etc.
Outro exemplo dos novos midias sociais são as wikis, e blogs que são espécies de jornais online onde são postadas informações de diversos âmbitos que chegam a vários receptores desconhecidos e muitas vezes com alguma possibilidade de interacção com o emissor através de comentários e feadbacks.
Sendo uma colecção diversificada de meios tecnológicos, os meios de comunicação de massa estão divididos em:
Broadcast Media, os que transmitem a informação electronicamente, tal como os cinemas, televisão, rádio e gravações musicais.
Digital Media, os que incorporam a comunicação em massa através da internet e os celulares móveis. A internet como mass media esta presente em emails, sites de meios sociais, rádio, jornal e televisão online.
Outdoor Media, os que transmitem informações via quadros de avisos ou painéis publicitários e etc… e
Print Media, os que transmitem a informação através de objectos físicos como livros, revistas cómicas, jornais informativos ou panfletos.
        3.      Conclusão
Não obstante a internet possuir algumas características dos meios de comunicação interpessoal, esta plataforma de comunicação, é considerada com uma plataforma de comunicação de massa tal como a televisão, a rádio e os jornais pois que esta possui também características e exerce as mesmas funções dos mass medias tradicionais (função educativa, interactiva, e informativa). Pesa embora nestes meios de comunicação o emissor é sempre ausente e informa ou transmite informações para um público desconhecido simultaneamente; o que nem sempre se faz sentir com a internet onde nalguns casos o tanto o emissor quanto o receptor são identificados e interagem um com o outro (blogs e wikis, os emissores e receptores muitas vezes estão em contacto através de comentários ou feadback de páginas..), mas a internet é também um meio de comunicação de massa e dos mais utilizados nos dias de hoje…

         4.      Referências Bibliográficas
Luz, G. (2009). Características da Internet. Acessado 24 de Fevereiro de 2017. Disponível em https://publicitarias.wordpress.com/caracteristicas-da-internet/

Lussinga, M.(2012). Os meios de comunicação social, veículos de uso obrigatório para o desenvolvimento. Acessado em 25 de Fevereirode 2017. Disponívelem http://br.monografias.com/trabalhos3/meios-comunicacao-social/meios-comunicacao-social.shtml 
Rocha, C. (2006). Zé Moleza. A Importância da Internet como Meio de Comunicação. Acessado 25 de Fevereiro de 2017. Disponível em http://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/exatas/informatica/a-importancia-da-internet-como-meio-de-comunicacao/

Serra, P. (2007). Manual da Teoria da Comunicação. Labcom. PP. 167-169. Acessado em 24 de Fevereiro de 2017. Disponível em http://www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/20110824-serra_paulo_manual_teoria_comunicacao.pdf   








                                                                                         

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