domingo, 26 de fevereiro de 2017

Meios de Comunicação de Massa vs Comunicação Interpessoal

Meios de Comunicação de Massa
  1.0    Introdução
O processo de comunicação na vida do homem é tão remoto quanto a necessidade de os mesmos expressarem as artes rupestres em cavernas e gruas, tal como a necessidade de transmitirem ou passarem suas crenças e culturas de uma geração para a outra. Desde então, o fenómeno da comunicação tem vindo a sofrer transformações até chegarmos ao ponto em que que chegamos, ou seja, a chamada ‘’era da comunicação e cultura de massa’’, onde esses meios representam, em grande parte, factores de desenvolvimento da sociedade humana.
       1.1 Objectivos
Este trabalho tem como objectivo apresentar  as informações relacionadas a definição de Meios de Comunicação de Massa, comparação entre estes e a comunicação interpessoal tal como fazer uma breve abordagem relacionada a história dos Meios de Comunicação de Massa; e portanto ajudar na percepção daquilo que são os chamados meios de comunicação social.
        1.2 Definição
Definimos comunicação como o acto ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens (Informações) por meio de métodos ou processos convencionados, quer através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro ou visual.
A comunicação humana pode ocorrer de várias formas; estas possuem características especificas e no entento se integram para possibilitar uma sincronia entre ideias,  contextos e relação pessoal. Por tanto para tornar o entendimento mais claro abarngendo osaspectosda interacao humana a comunicação pode ser dividida em ‘’ comunicação interpessoal e comunicação em massa’’
      2. Comunicação Interpessoal 
 É o tipo de comunicação que ocorre tanto em situação cara-cara (Pai conversando com seu filho sobre os estudos do mesmo), ou em situação grupal cara-cara (Um professor dando instruções, durante sua aula para a turma toda) Neste tipo de comunicação, a voz torna-se o principal órgão. Podendo também ser defina como a comunicação direta estabelecida entre dois ou mais indivíduos, por meio da fala, de carta, telefone, etc.
Figura 1- Treinamento – prática- de feadback

Fonte: Programa de Qualificação Essencial.
A comunicação interpessoal, portanto, é realizada entre pessoas que precisam informar e serem informadas ou que buscam informações e que, para isso, usam alguma linguagem (fala, gestos, escrita) e algum meio (voz, telefone, corpo, carta, livro) que permitam se relacionar com outras pessoas para trocar informações.
       3. Comunicação de Massa
Enetende-se como meios de comunicação de massa (mass media), a disseminação de informações por meio de jornais, televisão, rádio, cinema, e internet. Formando assim o sistema ao qual denominamos media. Os mass media são também conhecidos como o modelo de comunicação social dirigida a uma ampla faixa de público, anônimo, disperso e heterogêneo, atingindo simultaneamente uma grande audiência, graças à utilização dos meios de comunicação de massa (televisão, rádio, inetrnet jornais e etc..).
Comunicação de massa ou mass media como pretendermos, é entretanto a comunicação social a partir dos meios de comunicação de grande alcance e audiência e que transmitem informações de interesse público usando linguagens e formatos padronizados para as pessoas. É a comunicação que pauta, muitas vezes, quais serão os assuntos a serem debatidos na sociedade, os quais se transformam em assuntos da escola.
A comunicação de massa, faz-se muito presente na vida de todas as pessoas, devido aos efeitos que a mesma produz; ela produz efeitos sobre sentimentos, pensamentos e conhecimentos fazendo-o de forma ambivalente, ou seja, a media informa e padroniza ao mesmo tempo.
Figura 2- Media

Fonte: Cultura organizacional.


         3.1 Diferenças entre a Comunicação Interpessoal e os Meios de Comunicação de Massa
Uma das diferenças entre a comunicação interpessoal e a comunicação de massa, é que na comunicação interpessoal tanto a emissora quanto o receptor se fazem presentes no acto da interacção. Já na comunicação de massa, estes dois elementos são ausentes pois que esta efectua-se por meio de imagens visuais ou imprensas, sons, ou por qualquer outra combinação de elementos.
Outro pormenor que difere ambos os métodos comunicacionais é que, a comunicação de massa não se dirige a pessoas nem a públicos específicos. Ela não se dirige a ninguém e se dirige a todo mundo ao mesmo tempo, ao contrário da comunicação interpessoal que é especificamente dirigida a alguém ou a um público de interesse.
         3.2 Função dos Meios de Comunicação
Os meios de comunicação em massa desempenham uma função de grande importância para a sociedade, que é levar informação ao maior número de pessoas de maneira quase que instantânea. O jornal, o rádio, a internet e a televisão, estão presentes em praticamente todos os lares e exercem uma grande influência na formação de opinião das pessoas, seja de forma favorável ou desfavorável, isto pelo simples fato de passarem a informação como lhes convém. Dai que o provérbio “Quem conta um conto aumenta um ponto”, se encaixa perfeitamente aos meios de comunicação em massa, uma vez que a mesma
A importância e a grande influência que essas mídias possuem sobre uma sociedade. Está directamente ligada a forma rápida e eficiente de transmissão de informações para uma sociedade, atraindo a atenção das pessoas para diversos assuntos.
Portanto à mídia dizem respeito as seguintes funções: Vigiar: função pela qual a mídia informa e mantém a sociedade alerta ou disprta sobre possíveis situações críticas ou urgentes; Integrar: usada para conectar a sociedade e as partes superiores que as integram, com vistas a produzir determinadas respostas ao meio social; Transmitir a herança cultural: A mídia tem a função de educadora para sociedade discutindo e divulgando, explícita ou implicitamente, valores, conhecimentos e crenças; Entreter e divertir: função pela qual a mídia oferece situações de lazer tais como palavras cruzadas e tiras nos jornais, futebol no rádio e na televisão, filmes, programas de música, humorísticos, novelas e muitos outros; Atribuir status: esta função é utilizada pela mídia no sentido de deixar claro e estável a hierarquia social, enfatizando aqueles que destacam papéis importantes e inconfundíveis na sociedade. Etc…
Além dessas funções afirmativas, Lazarsfeld e Merton atribuem ‘’à mídia uma função negativa ou disfunção que é a de narcotizar as pessoas. Isso significa que a mídia imobiliza, embebeda, tonteia, adormece, acomoda as pessoas em relação à realidade social’’.
 Por outro lado, existem também aquelas as quais chamamos de função negativa dos mass media, pois antes de qualquer coisa, são formadores de opinião, chegando muitas vezes a impor essa opinião individual do emissor para todos os seus receptores, o que de uma forma ou de outra cause influencia na formação de opinião pública favorável ou desfavoravelmente sobre pessoas, grupos e organizações que acabam se vendo sem poder de análise e opinião própria.
O meio de comunicação de massa mais criticado por esta característica persuasiva é a televisão. Para muitos ela é o meio de comunicação mais poderoso e persuasivo e também modeladora e passiva, “bombardeando” mensagens prontas para seus expectadores sem permitir que os expectadores digiram e reflictam sobre o assunto em questão, vendo assim condicionados para uma só opinião.
         3.3 História dos Meios de Comunicação De Massa
Foi a partir da segunda metade do século XIX, que houve o inicio da implantação da sociedade de massa, facto que se deve a revolução industrial por esta ter concentrado enormes quantidades de pessoas em cidades ou regiões que prior a este acontecimento não eram conhecidas. Tal situação aponta-se como o primeiro sinal de massificação, pois embora cada membro da nova sociedade fosse um ser racional e livre ao contacto com diferentes culturas e costumes, foram aos poucos vendo-se influenciados a assumir novos comportamentos no que dizia respeito as formas de se comunicar.
Ortega y Gasset, um dos primeiros críticos sobre fatos histórico-sociológicos de sociedade revolucionária do século XIX, cita três princípios que possivelmente fizeram parte do surgimento do mundo da massa: ‘’a democracia liberal, a experimentação científica e o industrialismo’’.
 Para Ortega y Gasset, ‘’o século XIX, virou pelo avesso a existência pública; pois que a revolução não é a subversão contra a ordem pré- existente, mas a implantação de uma nova ordem que transgride a tradicional”.
Tal como sublinhado antes por Ortega y Gasset, John Thompson enfatiza também que, ‘’o advento da comunicação de massa, “a mediatização da cultura” é, a par do desenvolvimento do capitalismo industrial e do advento do estado-nação, uma característica constitutiva fundamental das sociedades modernas’’. Thompson definiu então comunicação de massa, a partir de quatro características fundamentais: ‘’i) A produção e a difusão de bens simbólicos, que envolvem, nomeadamente, a codificação e a fixação dos bens simbólicos como informação, que é armazenada, distribuída e descodificada pelos potenciais destinatários. Esta transformação dos bens simbólicos em informação permite que eles se tornem indefinidamente reprodutíveis e sejam, assim, disponibilizados como mercadorias a uma massa indefinida de receptores.
ii) A cisão entre a produção e a recepção dos bens simbólicos, os meios de comunicação de massa generalizam um processo que, de facto, já acontecia com a escrita – a mediação dos bens simbólicos pelos meios técnicos em que são fixados e pelos quais são transmitidos. Este processo, que vai fundamentalmente no sentido do produtor para os receptores, implica uma indeterminação em relação às respostas destes últimos.
iii) A extensão da disponibilidade das formas simbólicas no tempo e no espaço, as comunicações de massa prolongam, neste aspecto, o que também já sucedia com a escrita e não só, dado que todas as formas de transmissão cultural envolvem uma distanciação no espaço-tempo.
iv) A circulação pública das formas simbólicas , ao contrário do que acontece com meios como o telefone, as formas simbólicas transmitidas pela comunicação de massa destinam-se a uma pluralidade indeterminada de receptores, estando disponíveis para todos indivíduos que disponham dos meios técnicos, capacidades e recursos para os adquirir; circulam, portanto, no chamado “espaço público”.
Como consequência do advento das tecnologias de comunicação em massa aparecidas no século XX, a cultura de massa ganhou espaço nas sociedades actuais a ponto de ofuscar as culturas alternativas a ela. Por exemplo antes do surgimento do cinema, rádio e TV, existiam muitas outras culturas populares, como as culturas nacionais que eram os componentes essências para a identidade de um povo, cultura clássica e muitas outras que infelizmente viram-se extinguidas pela comunicação de massa. O nascimento da cultura de massa, porém, acaba submetendo as demais “culturas” a um projecto comum e homogéneo ou pelo menos pretende essa submissão. Por ser produto de uma indústria de porte internacional e até mesmo global, visto que esta nova cultura comunicacional, encontra-se intrinsecamente liga ao poder económico do capital industrial e financeiro.
        4.  Conclusão
Conclui-se que a necessidade de comunicação é tão antiga quanto a existência humana, entretanto este processo desde os tempos mais remotos em que o homem já se comunicava através de suas pinturas rupestres, gestos e muitos outros sinais. Portanto a comunicação Interpessoal quer seja ela verbal ou não verbal sempre esteve presente na vida do ser humano, visto que esta sempre foi a ferramenta principal para o desenvolvimento das sociedades.
Em contrapartida a comunicação de massa chega tempos depois e revoluciona todos os métodos e formas de comunicação noutrora utilizados e passa a fazer a difusão de informações de forma mais rápida e para um número e imensurável de receptores; dai o conceito de comunicação de massa.
       5.   Referências Bibliográfica

Kurunczi, F. (2012). A importância dos meios de comunicação de massa. Acessado em 21 de Fevereiro de 2017. Disponível em  http://aculturaorganizacional.blogspot.com/2012/06/a-importancia-dos-meios-de-comunicacao.html
 Toda Matéria (2011 – 2017). Meios de Comunicação. Conteúdos escolares. Acessado em 21 de Fevereiro de 2017. Disponível em https://www.todamateria.com.br/meios-de-comunicacao/
Thompson, J.( 1996). Ideology and the Modern Culture. Cambridge, Polity Press. p. 215
Bessa, D. (2006). Teorias da comunicação. Brasília: Universidade de Brasília. Acessado em 20 de Fevereiro de 2017. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/10_2_teor_com.pdf
Serra, P. (2007). Manual da teoria da Comunicação. Livros Labcom. Acessado em 22 de Fevereiro de 2017. Disponivel em http://www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/20110824-serra_paulo_manual_teoria_comunicacao.pdf
Universidade Secovi EAD (2014). PQE debate comunicação e relacionamento interpessoal. Acessado em 20 de Fevereiro de 2017. Disponível em http://www.pqe.com.br/noticias/pqe-debate-comunicacao-e-relacionamento-interpessoal/7423/




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