domingo, 26 de fevereiro de 2017

Processo da comunicação

Introdução  ao Fenômeno da comunicação

1.0 Introdução
A volta do mundo, a  “comunicação” assumiu um lugar tão central nas sociedades, que se tornou comum afirmar-se que vivemos em plena “sociedade da comunicação”. Com os efeitos da globalização, na aldeia global em que vivemos a comunicação é instantânea de um local para outro; ou seja, o modelo comunicacional contemporâneo tem as características e as capacidades da globalização.

Desde o princípio dos tempos, a comunicação foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que decodifica (interpreta) uma determinada mensagem.

 1.1  Definição.
Comunicação  é uma palavra oriunda do latim “communicare”, que significa partilhar, participar algo ou tornar comum. Entretanto no que diz respeito ao sistema de informação comunicação é o acto de enviar e receber mensagens.
É  através da comunicação que os seres humanos e animais,  partilham várias informações entre si, tornando o acto de comunicar um bem necessário  para a vida e o desenvolvimento de uma sociedade.

No processo da comunicação, a mensagem é codificada num sistema de sinais definidos que podem ser gestos, sons, indícios, uma língua natural (português, inglês, espanhol, etc.), tal como podem ser usados vários outros códigos que possuem um significado que seja do conhecimento tanto de quem codifica a mensagem quanto quem vai decodificá-la (as cores do sinal luminoso, sons de qualquer instrumento..), e transportada até o destinatário através de um canal de comunicação.

Estão presentes no processo de comunicação os seguintes elementos: Emissor, Receptor, Mensagem, código, Canal, contexto, Ruído etc..

2.0 Comunicação Interpessoal.
Esta, é conhecida como o modelo de comunicação que ocorre em situação cara a cara, entre duas ou mais pessoas. Por exemplo, dois amigos sentados no café conversando sobre o noticiário da noite anterior, ou um médico administrando uma palaestra para seus pacientes em uma sala de conferências(Luhmann,1998:p,382).
Comunicação interpessoal pode também ser definida como o sistema de comunicação que promove a troca de informações entre duas pessoas ou mais

2.1 Emissor.
É definido como sendo o elemento que transmite a mensagem, aquele que sente a necessidade de comunicar ou o que inicia o processo de comunicação. Este é normalmente o ponto de partida da comunicação

2.2 Receptor.
É a pessoa ou elemento que recebe a mensagem, ou seja, o destinatário da mensagem sendo este o detentor da missão de interpretar ou descodificar a mensagem.

2.3 Mensagem.
É  o conteúdo ou objecto da comunicação, podendo esta ser um facto, uma ideia ou até mesmo emoções.

2.4 código.
Código é a maneira pela qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras em cada um dos elementos, tem o significado em relação às demais… este codigo pode ser uma linguagem escrita ou oral (O código usado na comunicação entre os professor chimuco e os estudantes é a língua portuguesa durante as), gestos ou até mesmo sons.

2.5 contexto.
Também chamado de referente, o contexto, diz respeito situação a que a mensagem se refere. Ou seja contexto, é a informação contida na mensagem

2.6 Ruído.
Gessner(2007), definiu ruído como sendo “uma perturbação indesejável em qualquer processo de comunicação, que pode provocar danos ou desvio na mensagem.”

Segundo Mendonça(2009) os fatores que causam ruídos na comunicação são:
“Locais com barulho, falta de atenção por parte do receptor, linguagem inadequada( uso de termos e expressões desconhecidas pelo receptor), exposição descuidada(falar de temas que nao sao do interesse dos receptores, causando assim desvio na atenção dos mesmos).”
Wikipedia, a enciclopedia livre

3.0 Modelo de comunicação de Shannon & Weaver.
Tal como refere o clássico John Fiske, “a obra de Shannon e Weaver, Mathematical Theory of communication, é largamente aceite como uma das principais fontes onde nasceram os estudos da comunicação ”. De facto, o modelo clássico da comunicação elaborado nos anos 40 por C. Shannon e W. Weaver, serviram de base para os diversos outros modelos desenvolvidos posteriormente aos de Shannon. E isso tanto no que diz respeito aos elementos da comunicação(emissor, receptor, mensagem, canal, codigo, codificação e descodificação ), quanto a forma linear e transmissiva como, em geral, entendem a comunicação.
 
Na figura acima, apresenta-se simbolicamente um sistema de comunicação. A fonte de informação de onde é selecionada a partir de um conjunto de possíveis mensagens a mensagem desejada pelo emissor (transmissor). O transmissor transforma a mensagem em um sinal que é enviada pelo canal de comunicação ao receptor.

O receptor faz as vezes de um transmissor investido que muda o sinal transmitido na mensagem e passa esta mensagem a seu destinatário .Por exemplo, quando o professor fala com os estudantes, o cérebro do professor é a fonte de informação, aos destinatários, o sistema vocal do professor torna-se o transmissor, e os ouvidos dos estudantes, com seus oitavos pares de nervos cranianos, tornam-se os receptores ou decodificadores.

Na teoria de Shannon e Weaver, discute-se também uma das caraterísticas do processo de transmitir o sinal que se agrega neste processo mesmo sem ser transmitido deliberadamente pela fonte de informação. Estes aditamentos indesejados podem ser distorções de som (em telefonia, por exemplo),ou estáticos (em radiotelefonia),distorções da forma ou sombreada de uma imagem (televisão), ou erros de transmissão (telegráfica ou facsímil).  A todos estes elementos indesejados no processo de comunicação Shannon e Weaver designaram, ruídos.

Muitas vezes os problemas no processo de comunicação estão directamente relacionados com a quantidade de informação, a capacidade do canal de comunicação, o processo de codificação que pode ser utilizado para mudar a mensagem de um sinal e efeitos do ruído.

Shannon e Weaver determinaram também  três níveis da problemática de comunicação:
1 - Problema técnico: quer dizer, a precisão da transmissão dos sinais.
2 - Problema semântico: precisão da significação veiculada pelos sinais transmitidos.
3 - Problema de eficácia: maneira como a significação recebida pode influenciar o comportamento do receptor.

3.1 Meios e formas de comunicação.
Meios de comunicação, são conhecidos como as ferramentas que permitem a troca de informações, entre pontos distanciados geograficamente e temporalmente. Existem portanto dois tipos de meios de comunicação:
1- Meios de comunicação individual: Chamados de meios de comunicação individual, aos meios utilizados para uma comunicação a dois e não em massa.

Por exemplo: Carta, Telefone, Comunicadores instantâneos: os comunicadores instantâneos surgiram logo que a internet se popularizou e até hoje são importantes ferramentas de comunicação pessoal ou individual; ICQ: talvez o primeiro deles, MSN Messenger: O famoso, MSN da Microsoft., Skype: Serviço de telefonia e comunicação instantânea pela internet. Muito usado nas empresas e por profissionais, Facebook Messenger: Comunicador integrado à Rede Social Facebook é usado para gerenciar as mensagens enviadas entre amigos e outros na mesma rede, Whatsapp: A mais recente invenção é o Whatsapp que em tradução livre significa “E ai”. Ele é um aplicativo usado em celulares para comunicação e usa um número de telefone como chave para identificação dos contatos.

2- meios de comunicação em Massa (Mass Media): Meios de comunicação em massa, tem como missão a transmissão de informação para várias pessoas ao mesmo tempo.
Estes são: Jornal: Popularizado após a invenção da prensa móvel por Gutenberg, o Jornal é usado como meio informativo da população em geral,  Revistas: Idênticas aos jornais, as revistas sao meios impresso, porém com circulação semanal ou mensal, com grande escala de abrangência, Rádio:Transmitindo apenas sons, o rádio é conhecido como meio de comunicação de massa devido a quantidade de ouvintes que o mesmo atinge por emissão, TV: A televisão é um meio de comunicação de grande abrangência que transmite som e imagem a milhares de telespectadores, Internet: A internet é o mais novo e avançado meio de comunicação em massa e também individual  disponível atualmente, ela pode ser acessada por meio de diversos dispositivos como por exemplo: computadores, tablets, smartphones, notebooks, entre outros, espalhando informações para bilhões de pessoas ao mesmo tempo a volta do mundo.

Formas de comunicação: Embora não realizada apenas entre os homens, mas a troca de informações é típica da espécie humana. No entanto, existem muitas outras formas de que o homem se serve para trocar ideias ou fazer saber algum assunto. Como sendo, todos os sinais, além das palavras, que se empregam para indicar sentimentos e atitudes, expressões faciais, gestos corporais, sons diversos ; são excelentes formas de comunicação.
As duas formas mais comuns de comunicação são: Comunicação verbal e a comunicação não verbal.
1-“A comunicação verbal” abrange a comunicação escrita e a comunicação oral. É a forma de comunicação mais utilizada devido à sua capacidade de transmitir ideias de grande complexidade. A comunicação verbal, encontra-se presente nas mais diversas situações de convívio social ou nas corporações, essa comunicação ocorre tanto na forma passiva, ou seja, quando nos tornamos ouvintes ou receptores (ouvindo alguém falando ou lemos uma mensagem escrita); quanto na forma ativa, quando falamos ou nos tornamos emissores(transmitindo mensagens tanto por forma Oral ou escrita).

Comunicação Escrita: A comunicação escrita é o código utilizado pelos livros, pelo jornalismo impresso ou on-line e pelas ferramentas de comunicação virtual.

Comunicação Oral : Ao contrário da comunicação escrita, a comunicação oral é presencial, ou seja, nela emissor e receptor estão presentes (exceto o caso da televisão, do rádio e das mensagens gravadas).
2-”Comunicação Não Verbal”: é o tipo de comunicação que ocorre por meio de gestos, sinais, códigos sonoros, expressões faciais ou corporais, imagens ou outros códigos representativos. Por exemplo, dos sinais de trânsito e a linguagem de sinais usada por deficientes auditivos.

4.0 Conclusão.
Como seres humanos, necessitamos de nos comunicar pois que esta é uma relação necessária para nossa vida em sociedade. Sem a comunicação, não poderíamos trocar informações, idéias, dados, conhecimentos, culturas e não conseguiríamos evoluir, compartilhar e resolver nossas necessidades.
Tal como em nossas vidas, a comunicação é muito importante para as organizações, pois estas precisam estar em contato com os meios em que estão situadas, com seus funcionários e membros, com seus públicos externos, receber informações sobre o que pensam dela e como essas informações podem afetá-las e, então, quais rumos devem seguir para atingir seus objetivos e metas.
Por isso a comunicação é tão preciosa que sem ela não haveria quaisquer tipo de relação entre os seres...

5.0 Referencias Bibliográficas.

Contreras, I.(2002)Modelos de comunicação: Shannon e Weaver. Teoria da informação. Transmissão de mensagens. Emissor. Receptor. Canal. Telefone. Acessado em 10 de fevereiro de 2017

Infopedia Artigos de Apoio(2003-2017). modelo de comunicação. Acessado aos 10 de fevereiro de 2017. Disponível em https://www.infopedia.pt/$modelo-de-comunicacao

LuísBlog() Tipos de meios de Comunicação: individual ou em massa. Acessado em 10 de fevereiro de 2017. Disponível em http://www.luis.blog.br/tipos-de-meios-de-comunicacao-individual-ou-emmassa.aspx

Portal Educação(2015) Os Tipos de Comunicação. Acessado em 12 de Fevereiro de 2017. Disponível em https://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/62938/os-tipos-de-comunicacao



1 comentário:

  1. Olá!
    Você poderia me dizer o seu nome para que eu possa colocar a sua referência em um trabalho?
    Pode mandar para o e-mail lucia.telexa@hotmail.com

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